Comunicação da MISAU Até Hoje Continua, Saiba Mais.

 

 

Obrigado por você se interessar pelo os conteúdos que trazemos aqui.

Dizer estamos muito agradecido e sempre iremos agradecer a vocês por sempre estarem aqui.

Vamos ao Assunto principal na qual lhes trouxe aqui.

MAIS ANTES PEDIMOS NOSSA SINCERAS DESCULPAS EM ALGUM MOMENTO É POSSÍVEL ENCONTRAR PALAVRAS MAL ESCRITAS.

NÃO É A NOSSO INTENÇÃO.

O NOSSO MAIOR OBJECTIVO É MANTER VOCÊ INFORMADO.

OBRIGADO PELA ATENÇÃO COMPREENSÃO.

Informativo especial: MISAU:

No âmbito do Dia Mundial do Dador de Sangue

1002 UNIDADES DE SANGUE FORAM COLECTADAS NO SÁBADO EM TODO PAÍS NUMA INICIATIVA CONJUNTA DA IURD E MISAU

Comemora-se esta Segunda-feira, 14 de Junho, sob o lema “Doe sangue e mantenha o mundo a pulsar”, o Dia Mundial do Dador de Sangue.

Por ocasião da data, a Igreja Universal em Moçambique (IURD), e o Ministério da Saúde (MISAU), através do Serviço Nacional de Sangue (SENASA), promoveram no último Sábado, 12 de Junho e em todo o país, uma campanha de colheita de sangue que abrangeu mais de mil candidatos a dadores.

Só na cidade de Maputo, foram colectadas pouco mais de 700 unidades de sangue, num evento testemunhado pela Vice-ministra da Saúde, Lídia Cardoso, Directora Nacional Adjunta do Serviço Nacional de Sangue, Dina Ibrahimo, Director Nacional dos Assuntos Religiosos, Celestino Aliasse Jamal e pelo Presidente da IURD no país.

Falando na ocasião, Lidia Cardoso afirmou que a Igreja Universal tem sido um parceiro de grande destaque no que à mobilização para doação de sangue diz respeito, entre outras acções de âmbito sanitário.

A Vice-ministra da Saúde lembrou, por exemplo, o facto desta confissão religiosa se mostrar disponível a mobilizar seus membros a participarem de campanhas de doação de sangue, sempre que o MISAU o solicite.

Na sua intervenção, o Presidente da IURD em Moçambique, José Guerra, recordou que o sangue é um líquido vital e que, a sua falta nas unidades sanitárias compromete os esforços do sector da Saúde de salvar vidas humanas.

Guerra disse ainda que era desejo da igreja que representa poder abranger mais candidatos a dadores, mas as restrições impostas pela pandemia da Covid-19 não o permitiram.

O Dia Mundial do Dador de Sangue foi instituído por iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2014, em homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner (14 de Junho de 1868 – 26 de Junho de 1943), um imunologista austríaco que descobriu o factor Rh e várias diferenças entre os diversos tipos sanguíneos.

Em Moçambique, o Dia do Dador de Sangue é celebrado a 29 de Agosto.

Um Distrito, Um Hospital

DISTRITO DE JANGAMO (INHAMBANE) CONTA DESDE HOJE COM UM HOSPITAL DE REFERÊNCIA

O Presidente da República (PR), Filipe Jacinto Nyusi, inaugurou esta sexta-feira, 11 de junho, no distrito de Jangamo, na província de Inhambane, um hospital, no âmbito da iniciativa “Um Distrito, Um Hospital”, do Governo de Moçambique, que visa o fortalecimento do Serviço Nacional de Saúde, através da expansão da rede sanitária, buscando assim a melhoria do acesso aos cuidados de saúde às populações.

A unidade sanitária hoje inaugura tem uma capacidade de 55 camas. Ocupa uma área de construção de 6.800 metros e, compreende recepção e farmácia, atendimento externo, urgências, bloco operatório, maternidade, enfermarias, bloco logístico, casa de mãe-espera, banco de sangue, fisioterapia e morgue.

A infraestrutura custou cerca de 435 milhões de meticais, financiados pelo Banco Islâmico de Desenvolvimento, sendo que o mobiliário e equipamento hospitalares custaram pouco mais de 170 milhões de meticais.

O hospital foi erguido pela OGA Construções SA e as obras tiveram a duração de 24 messes.

No seu discurso por ocasião da inauguração do Hospital Distrital de Jangamo, o Presidente da República lembrou aos presentes que a saúde é um bem precioso que é necessário promover, preservar, proteger e manter, por forma a melhorar a qualidade de vida da população.

“ Por isso, continuamos a edificar um Serviço Nacional de Saúde forte e resiliente, assente nos princípios gerais dos Cuidados de Saúde Primários como estabelecido no Programa Quinquenal do Governo, e rumo à cobertura Universal dos Cuidados de saúde para o alcance dos objectivos de desenvolvimento sustentáveis”, disse Filipe Nyusi, que assegurou ainda que no decurso do actual quinquénio (2019 – 2024), e com a Iniciativa Presidencial “Um Distrito, Um Hospital” o sector de saúde dará continuidade à expansão da rede sanitária no País como medida para a redução das distâncias que a nossa população percorre para ter cuidados de saúde, e à melhoria da qualidade assistencial onde destacamos a melhoria da capacidade de diagnóstico, cirúrgica e de internamento.

O Hospital Distrital de Jangamo passará a beneficiar pouco mais de 100 mil pessoas daquele distrito e de localidades próximas, que vezes sem conta tinham de percorrer cerca de 80 kilómetros para ter acesso a outros hospitais nas cidades da Maxixe e Inhambane.

“ Neste aspecto particular, vai o destaque para as mulheres grávidas em trabalho de parto complicado e vítimas de acidentes de viação que tinham que percorrer uma grande distância para ser submetidas a uma cesariana ou a um tratamento cirúrgico de emergência”, lembrou o PR.

Actualmente, estão igualmente em fase de conclusão os hospitais distritais de Machaze (Manica) e Macia (Gaza), tendo sido iniciada a construção dos hospitais distritais da Ponta de Ouro (Maputo), Buzi (Sofala), Mopeia (Zambézia), Massinga (Inhambane) e do hospital provincial de Inhambane, assim como a requalificação e ampliação do Hospital Provincial de Lichinga (Niassa).

No que concerne aos hospitais distritais, dados do sector da saúde indicam que dos 161 distritos do País, apenas 47 têm um Hospital Distrital. Ainda assim, a rede sanitária do Serviço Nacional de Saúde cresceu de 1.674 em 2019 para 1.721 em 2020, o equivalente a 2.8 por cento.

A inauguração do Hospital Distrital de Jangamo, foi testemunhada pelo Minisatro da Saúde, Armindo Daniel Tiago, Ministro dos Transportes e Comunicações, Janfar Abdulai, membros do governo provincial, quadros do sector da saúde a diversos níveis, parceiros de cooperação entre outros convidados.

MOZTINDZAVA JUNTAMENTE COM A MOZTINGOMAS.

VEM POR ESTE MEIO TAMBÉM DEIXAR OS SEU ANÚNCIO NA DIVULGAÇÃO DE CONTEÚDOS QUE EM ALGUM MOMENTO VOCÊ QUEIRA DIVULGAR.

SAIBA MAIS AQUI EM BAIXO.

Para Postagem Contacte nós Pelo :

+258 843942515

+258 866781870

pfc.service.info@gmail.com

Moztingomas03@gmail.com

Tudo aqui aconteceu.

Estamos agradecido por você ter visitado o nosso site.

Se Por Acaso Você Encontra um Conteúdo aqui no nosso site que não seja por sua autorização para divulgação, por favor contacte administração do site.

O Nosso Site Tem Como Objectivo Principal Divulgar Conteúdos, como por exemplo:

MÚSICA, VÍDEO, BIBLIOGRAFIA, ANÚNCIO, PUBLICIDADES, NOTÍCIA.

E Mais Conteúdos Para Nós Divulgar oPreferência. o é o nosso maior Objectivo.

Obrigado Pela Preferência.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*